A solução para o caos do trânsito de SP existe!

Quarta-feira, 12 de Março e São Paulo registra o 6º recorde de congestionamento em apenas 15 dias. Mais de 186 km de congestionamentos. Os paulistanos andam em média 7 km por hora com seus veículos que fazem de 0 a 100 em alguns segundos. Parece uma brincadeira do destino. Cuidado com os radares, aqui você não pode passar de 70. “Quem dera poder estar a 50” pensa o motorista em sua BMW blindada e estacionada na Marginal Pinheiros em meio ao caos.
O problema não está no trânsito, e tem solução!
O problema está na mentalidade medíocre da maioria dos empresários. Entenda o que quero dizer…

O caos do trânsito é um problema para muitas cidades no Brasil e no mundo. São Paulo obviamente está em evidência. O número de automóveis em circulação cresceu 600% nos últimos 10 anos contra apenas 10% da quantidade de vias públicas.

O que vamos fazer?

Esperar mais algumas décadas enquanto as autoridades “competentes” abrem licitações para construção de mais 2 ou 3 estações de metrô que já não resolverão o problema?
Esperar pelo pedágio municipal e deixar o prejuízo vir parar nos nossos bolsos denovo?
Aumentar a abrangência do rodízio e ver mais carros velhos poluindo nosso ar?

A solução é simples: DEIXE AS PESSOAS TRABALHAREM EM CASA!

A maioria esmagadora das pessoas que congestionam o trânsito das grandes cidades saem de suas casas onde têm seus computadores com internet para ir para empresa, sentar-se em uma mesa com computador e internet para realizar algum trabalho que poderiam fazer de qualquer lugar, a qualquer horário.

No Brasil a idéia de trabalhar remotamente ainda é sinônimo de irresponsabilidade preguiça ou ‘trabalho de boa-vida’. Será?

Quantas pessoas que trabalham com você no escritório precisam realmente estar ali? Sua empresa gasta mais luz, mais água, produz mais lixo, poluí muito mais com esta atitude do que se mandasse (ou apenas permitisse) que algumas pessoas trabalhassem em casa.

“Nós vivemos no mundo das webcams, vídeos conferências portáteis, skypes, web reuniões e seminários, iphones, wireless, ERPs baseados na web, CRMs baseados na web, Intranets, Sistemas de Folhas de Pagamento baseados na web, administração de servidores de dados através de Blackberrys. Caramba!! DEIXE AS PESSOAS TRABALHAREM EM CASA!

Deixe as pessoas decidirem por si mesmas quando, onde, com quem e porque devem estar presentes no escritório. ” completa Ricardo Magalhães, Diretor de Marketing que já trabalhou por mais de 17 anos em empresas como Brasoftware e Tech Data.

Em casa, as pessoas não são atrapalhadas pela conversa dos outros, não perdem tempo falando bobagem no cafezinho, e ficam mais focadas nos seus resultados, sem ter que se preocupar com coisas mais fúteis como a roupa que estão vestindo, se alguém achará ruim por estar de pé, sentado, apreciando a vista, etc. Terá que se preocupar apenas em fazer aquilo que lhe é pedido. Sendo um bom funcionário, fará ainda mais, pois poderá fazer a sua maneira.

Não estamos incentivando a abandonar seu recurso em casa. ACOMPANHE seu trabalho! Este é o papel de um líder, que neste momento certamente está entretido na sua cadeira com outras coisas ao invés de acompanhar o trabalho de seus liderados que estão fisicamente presentes ao seu redor.
Que diferença isso faz? Não há como saber se todos estão o tempo todo realizando suas tarefas. Será que aquela secretária lá no cantinho está mesmo fazendo o que deveria? Apesar de entregar tudo que lhe foi pedido, chegar pontualmente às 08:00 será que não sobra ainda umas 4 horas pra ela ficar no msn, orkut, e gastando os recursos da empresa a toa?

Enfim, É POSSÍVEL deixar as pessoas trabalharem em casa SIM. Porém, como em qualquer outro lugar, é necessário haver um ACOMPANHAMENTO. Você como líder tem o DEVER de saber como está o trabalho de cada um dos seus liderados. O seu acionista ou o dono da empresa certamente irá exigir que você saiba sobre isso.

Se você é um líder ou dono de uma empresa, focado em resultados, experimente: DEIXE AS PESSOAS TRABALHAREM EM CASA!

Você estará reduzindo seus custos de luz, água, cafézinho, limpeza, telefone, equipamentos, estará contribuindo para a redução da poluição, do trânsito, dos acidentes, além de tornar o ambiente de trabalho desses funcionários o melhor possível dando mais tempo para que eles possam aprender coisas novas, já que alguns perdem até 6 horas por dia no caótico trânsito da cidade.

Tente! Deixe as pessoas trabalharem em casa!

Links Relacionados:
Follow-up! – A matéria de referência de Ricardo Magalhães
Biz Revolution

Compartilhe com os amigos
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • email
  • Google Buzz
  • LinkedIn
  • Live
  • MSN Reporter
  • Orkut
  • PDF
  • Reddit
  • Tumblr
Publicidade

Ninguém comentou sobre isso ainda. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *