Lendo o blog da OnStartups.com me deparei com um artigo bem interessante, e que gostaria de compartilhar com vocês. Trata-se de 14 sintomas de quem ama o que faz e o trabalho que tem.
1. Você não fala sobre as outras pessoas; você fala sobre as coisas legais que as outras pessoas estão fazendo.
“Eu ouvi falar que a Taís aumentou o índice de felicidade dos nossos clientes.” ou “Eu fiquei feliz em saber como Eduardo recuperou aquela venda.”, “O Chris desenvolveu uma nova ferramenta que tornou nossas vidas muito melhor.”, “O Luke parou de alterar códigos em produção.” 1
Quando você ama seu trabalho você não fica bisbilhotando o que os outros fizeram errado. Você fala sobre o sucesso deles, pois está feliz por eles – e porque você também fica feliz por isso.
2. Você pensa, “Eu espero que eu consiga…” ao invés de “Eu espero não ter que…“
Amar seu trabalho é como descascar uma cebola. Sempre tem uma camada a mais pra descobrir e explorar.
Quando você odeia seu trabalho também é como descascar uma cebola – mas tudo que você descobre são mais lágrimas.
3. Você vê seus clientes internos e externos não apenas como pessoas para satisfazer, mas sim apenas como pessoas.
Eles não são números. Você pensa nelas como pessoas que tem necessidades reais.
E você tem um sentimento real de querer suprir essas necessidades.
4. Você se diverte com seu tempo no trabalho.
Você não se policia com o tempo no trabalho, contando os minutos pra escapar pra vida real e ser feliz. Você acredita que pode se divertir e viver aproveitando o trabalho.
Quando você ama seu trabalho, isso é parte da sua vida. Você se sente vivo e alegre não apenas em casa, mas também no trabalho.
5. Você recomendaria um emprego para seu melhor amigo na sua empresa…
Você não pára de falar como sua empresa é legal e como é fantástico o trabalho que faz – mesmo quando está longe do trabalho. Seus amigos e família sentem inveja. =O
6. Você gosta de participar de reuniões.
É sério, você gosta de reuniões. Porque? Porque é divertido estar no meio de conversas intrigantes, e discussões sobre desafios e conversas que levam a decisões, iniciativas e mudanças – você quer fazer parte das mudanças.
7. Você não pensa em sobrevivência. Você pensa sobre vitória.
Você não se preocupa muito em perder seu emprego. Você se preocupa mais em não usar seu potencial, em não ser tão impactante como você pode ser.
8. Você vê seu chefe como uma pessoa que você trabalha com, e não para ele(a).
Você se sente valorizado. Você se sente respeitado.
Você sente que é de confiança.
9. Você não quer ver seus colegas de trabalho cabisbaixos.
Não porque você terá problemas ou terá uma performance pior, mas porque você admira eles – e você quer que eles admirem você.
10. Você raramente olha para o relógio.
Você está muito ocupado fazendo as coisas acontecerem. Quando você olha para o relógio, frequentemente percebe que o tempo voou.
11. Você vê sucesso em termos de realização e gratificação – não como promoção e dinheiro.
Todo mundo quer ser promovido. Todo mundo quer ganhar mais – e eu também.
Você também se sente assim… mas em algum lugar ao longo da carreira ou do caminho do seu sucesso, o seu trabalho se torna mais que um cheque no final do mês. E se você largar este trabalho, mesmo que por um salário maior… você ainda vai sentir falta dele. E muito.
12. Você deixa o escritório com tarefas na sua lista de afazeres que você não vê a hora de pegá-las amanhã.
Muitas pessoas completam suas “amáveis” tarefas na primeira ou segunda hora do dia.
Você sempre tem coisas legais pra fazer – novas iniciativas, projetos em paralelos, palpites que você quer embasar com alguma pesquisa, pessoas com quem você quer falar – e quando você menos espera já é hora de ir pra casa.
13. Você ajuda sem pensar.
Você gosta de ver seus colegas terem sucesso, então é natural ajudá-los a conseguir. Você faz isso automaticamente.
E eles fazem o mesmo por você.
14. Você não consegue se imaginar em outro lugar.
Você está se divertindo pra caramba. Aprendendo muito.
Quantas dessas afirmações se aplicam pra você e pro seu trabalho?
Se você disse:
0-3: Você precisa procurar outro emprego. A vida é curta. Vai logo! Apinfo, Catho, Primeiramão, carro de som?
4-6: Você não odeia seu emprego… mas também não ama ele. O que você pode fazer diferente?
7-10: Você realmente gosta do seu trabalho e das pessoas que tem por lá.
11-14: Você está profundamente, loucamente apaixonado(a) pelo seu trabalho! (e seus amigos definitivamente te invejam!)
O texto acima é uma tradução minha do artigo 14 Revealing Signs You Love Your Startup Job do site OnStartups.com.
Acabo de descobrir que tenho uma relação de Amar e Ódio com a minha empresa…. Placar : 7 X 7 hahahahahahaha
O meu eu ja sabia, deu 14. :D
Hahah, com certeza Eric. Você deve ter feito 15 pontos rs. Não sei como não colocou um banner da Rackspace aqui no comentário. rsrsrs
heheheheh
Propaganda no site dos outros nao. hehehe
Opa Ricardo, parabéns pelo blog, também tenho um blog na área de tecnologia e acho q deveríamos trocar um papo!
Meu placar deu 11 \o/ Não sabia que amava tanto meu trabalho.. hahaha (sabia, só tem hrs q dá nos nervos de tanta coisa)
Manda um mail pra mim com seu skype, queria trocar um papo com você sobre seu mód. magento.
Que bom se fosse assim mesmo
Não sei como o meu deu 10 acho que ta de bom tamanho