O assunto tratado aqui é algo inexplorado e completamente desconhecido pelas pessoas, e de certa forma, por mim também. Na escola nunca tivemos aulas sobre educação financeira, como investir corretamente nosso dinheiro, empreendedorismo nem nenhuma outra disciplina que nos ajudasse a sermos livres financeiramente. Essa tal liberdade financeira, eu tratarei com carinho em outros artigos.
Mas afinal de contas o que é investir em ações? Com quanto posso começar?
Investir em ações é investir em empresas. Em outras palavras, é a maneira mais prática e rápida de se entrar ou sair de uma sociedade. Para se investir neste mercado você precisa de um corretor de valores ou uma agencia de valores. O valor mínimo para se investir gira em torno dos R$100,00, podendo variar de corretora para corretora.
É seguro?
Como disse, é como ser sócio de uma empresa, porém, é muito mais seguro do que tentar ser sócio do seu amigo que quer abrir um restaurante, pois você pode desistir do negócio a hora que quiser e ter muitos outros sócios sem se preocupar com tantas coisas de cada negócio.
Em relação ao risco se comparado a outros investimentos, é comum pensar que ações é um jogo de azar. As pessoas preferem não correr riscos e investir em imóveis, ou programas de renda fixa. Eu acredito que todo negócio que você não conhece é um jogo de azar. Portanto, se comprar um imóvel e não conhecer o local por exemplo, poderá estar correndo um risco muito maior e difícil de se livrar do que ao comprar ações na bolsa de valores.
Quanto posso perder?
Um dos maiores mitos deste mercado, é que pode-se perder tudo e ainda ficar devendo. Pura bobagem. Neste mercado, o máximo que você pode perder é tudo que investiu, e não mais que isso. Ainda assim, isso é muito difícil de acontecer, pois o recomendado é que você invista em mais de uma empresa e de setores diferentes.
Poxa, mas vou ter que ler todos os jornais e ficar sabendo de tudo para não perder meu dinheiro?
Não precisa tanto. Se você não quer investir sozinho, pode procurar profissionais e empresas que fazem isso pra você. São geralmente pessoas que vivem disso e conhecem muito melhor o mercado do que a gente que está apenas começando. Mas sempre é bom manter-se informado, mesmo que seja conseguindo um resumo dos acontecimentos dos setores que você investiu.
Como posso saber se sou um bom investidor?
Tentando seria uma resposta válida, no entanto, é possível você simular os seus ganhos e perdas com dados reais do mercado de ações sem investir dinheiro algum. O Grupo Folha criou um site feito para isso, o FolhaInvest Em Ação. Eles lhe dão R$100 mil e uma carteira de ações para você administrar do jeito que quiser. Nem preciso mencionar que o dinheiro infelizmente é de mentira, certo? O legal do site é que os valores das ações, horário pra negociar, entre outras variáveis, são feitas com base nas negociações e valores reais do mercado de ações. Vale a pena fazer um teste.
O retorno
O retorno de qualquer investimento varia de acordo com o conhecimento da pessoa que está envolvida e do mercado no setor como um todo. No mercado de ações não é diferente. Outra variável é a quantidade investida que é um multiplicador neste investimento. O que posso lhe dizer, é que dificilmente será pior do que deixar seu dinheiro parado ou aplicado numa poupança rendendo pouco mais de 0,5% a.m.
Ninguém comentou sobre isso ainda. Seja o primeiro.