O que parecia modismo ou bolha, vem se consolidando de forma bastante interessante no Brasil. A idéia de reunir varias pessoas para comprar um produto ou serviço não é muito nova, mas aqui em terras tupiniquins a quantidade de pessoas necessária pra ativar uma oferta é o que menos importa.
Apesar de termos cerca de 1500 sites de ofertas coletivas espalhados no país, menos de 1/3 são ativos e publicam novas ofertas constantemente. Se pegarmos os que possuem ofertas novas e realmente boas o número cai ainda mais.
Boas idéias, nomes legais, alto conhecimento técnico e comercial, planos de negócio consistente (quando existe), não fazem muita diferença quando usados isoladamente.
O que quero dizer, é que a maioria dos sites de compras coletivas possuí alguém muito bom em uma dessas atividades, mas só em uma.
No último mês visitei cerca de 200 sites de compras coletivas (e não estou falando no sentido figurado), e muitos deles são bons em aspecto tecnológico, mas caressem de pessoal comercial pra divulgar o negócio nas ruas, trazendo clientes para o site, isto é, novas ofertas. Em outros casos, o site possuí uma quantidade legal de ofertas, e algumas que até valem a pena, mas a qualidade visual desperta suspeita até nos mais visitantes mais leigos.
Mas o que faz um site de compras coletivas dar certo?
Como todo empreendimento virtual, não há receita de bolo, mas tentarei listar aqui alguns pontos que acredito serem fatores de sucesso para um site de compras coletivas.
Cuide do visual
Isso vale para qualquer tipo de site, e vale ainda mais para sites de comércio eletrônico. Design quebrado e mal feito tiram a credibilidade de qualquer negócio. Invista nisso e colha os frutos.
Tenha uma boa equipe de vendas
Não adianta ter uma linda vitrine, um processo de compra fantástico, aceitar 20 formas de pagamento e não ter equipe para ir atrás de anunciantes. A falta de ofertas é o que faz a maioria dos sites de compras coletivas cair no esquecimento.
Venda nas cidades certas
Parece estranho, mas a maioria dos sites oferece um menu de cidades para o usuário escolher em qual delas ele está buscando ofertas. No entanto, 90% dos sites só tem ofertas em uma das dezenas de cidades exibidas. No melhor dos casos, as outras cidades exibem uma oferta de e-commerce, ou de algum produto repetidamente, que pode ser enviado para qualquer lugar do Brasil e não de um produto ou serviço da cidade escolhida pelo usuário. Em outras palavras, terá uma ou duas ofertas na cidade onde ele realmente atua, e uma oferta genérica, parecida com aquelas que recebemos todos os dias por e-mail do Submarino dizendo que é imperdível.
Se você não tem equipe de vendas para gerar ofertas de várias cidades, escolha uma e seja o melhor nela. Não mostre cidades que você não terá ofertas frequentes.
Formas de atendimento ao publico
Oferecer um chat online ou um telefone para contato é sempre bom para o comércio eletrônico. E claro, nem preciso mencionar: responda os e-mails e dúvidas de seus (potenciais) clientes. Basta ver no ReclameAqui a quantidade de reclamações de sites de compras coletivas que não oferecem um canal de suporte adequado, ou não possuí uma política clara de responsabilidade pelas ofertas anunciadas.
Site confiável e escalável
Lembra do comercial do Bradesco? Vai que…
Poisé… Vai que você acerta na oferta, e anuncia um produto ou serviço daqueles. Os usuários começam a espalhar pra todo mundo, o radialista fala na Jovem Pan que sua oferta é o máximo e o William Bonner encerra o Jornal Nacional dando RT no link da sua oferta. Se você não possuir um site que comporte um tráfego grande de visitas perderá sua credibilidade com seu site fora do ar no primeiro pico de acessos. Hoje temos serviços da Amazon que permitem pagar apenas pelo consumo de processamento e banda que usarmos. Dessa forma você garante que seu site pode atender 10 ou 10 mil usuários de uma vez.
Focar em nichos pode ser uma boa pedida
É impressionante a quantidade de sites de compras coletivas que atendem a cidade de São Paulo. Eles brigam num oceano vermelho com centenas de outros sites tentando oferecer a melhor oferta (quando não a mesma oferta). Tudo bem, a cidade é grande, pode ser que tenha pra todo mundo.
Mas existem outros mercados (quase) não explorados, principalmente em cidades menores repleta de consumidores que estão babando por essa nova onda de descontos.
E há também a segmentação por atividade. O Hotel Urbano por exemplo, está fazendo um excelente trabalho, anunciando apenas ofertas de turismo e viagens, e hoje ocupa o 5º lugar no ranking de sites de compras coletivas.
Simplifique o processo de cadastro e de compra
Quem é viciado em compra coletiva geralmente não fica entrando em 200 sites de compras coletivas como eu fiz. Geralmente as pessoas procuram um agregador de ofertas como ApontaOfertas, SaveMe, e tantos outros que reunem várias ofertas em um lugar só. Mas na hora de comprar, o usuário tem que ficar fazendo cadastro em cada um desses sites, e recebendo spam o resto da vida (e não adianta desmarcar a checkbox dizendo que não quer receber).
A sugestão aqui, é permitir login com Facebook Connect ou com outro sistema de login aberto, dessa forma o seu usuário pode aproveitar o cadastro que ele já tem no Facebook ou em outra rede social. E no momento da compra, procure usar um gateway de pagamento, a menos que você já seja grande o bastante pra ter uma estrutura de segurança boa e um sistema de pagamento próprio. Pagseguro, Paypal e moIP são os mais usados.
Recompense indicações
Uma prática comum e que costuma dar certo, é presentear usuários que indicam outros usuários que realizam alguma compra. Como a comissão cobrada pelas ofertas é alta, o valor da bonificação se paga sozinho. Geralmente os sites pagam de R$5 a R$12 por cada novo usuário indicado e que faz uma compra. Esse valor é dado em créditos para uso no próprio site, o que barateia ou até anula o custo da bonificação.
Agregadores de Ofertas
Com tantos sites de compras coletivas, é impossível ficar visitando cada um pra ver o que tem de bom pra hoje. Por isso, existem alguns sites que reúnem todas as ofertas desses sites em um só lugar, separadas por categoria e por cidade. Alguns deles, como o ApontaOfertas, permite integração via XML, onde você disponibiliza um arquivo estruturado com as suas ofertas ativas para serem divulgadas no portal. Há ainda a possibilidade de anunciar nesses sites, e ter suas ofertas disparadas por e-mail para uma base ainda maior de usuários, excelente pra quem está começando e quer um pouco de visibilidade. Dê uma olhada na lista de agregadores de ofertas coletivas…
Framework de compras coletivas – começando rápido
Se você tem pressa em começar ou não quer perder muito tempo no desenvolvimento, já existem alguns scripts prontos para montar seu próprio site de compras coletivas. O mais comum deles, e que é usado pelo Groupon, é o ZuituGo. Se o seu chinês for bom, boa sorte. Senão, você pode acessar a página traduzida, ou fazer o download direto dele. O sistema é em PHP e foi desenvolvido em inglês (ufa!).
Há também um esforço brasileiro em explicar como instalar, e configurar o Zuitu nesse forum.
como criar um site de oferta