Encontrar um bom provedor para hospedagem de lojas magento pode ser uma tarefa difícil. De fato não existe uma receita de bolo para isso, porém algumas dicas podem ser bem úteis. Darei algumas delas tentando ser o mais imparcial possível e de acordo com experiências que já tive com a ferramenta e algumas hospedagens.
1. Hosting compartilhado ou dedicado?
Existem milhares de artigos na web com teorias e fórmulas para se decidir pela hospedagem compartilhada ou dedicada. Costumo associar a hospedagem compartilhada a um condomínio. Ao mudar-se para um prédio por exemplo, você pode ter bons ou maus vizinhos, ou seja, dividindo o mesmo servidor você pode ter sites com poucos acessos e que consomem poucos recursos de processamento ou sites extremamente pesados, que dividirão os mesmos elevadores. Digo isso, pois tenho lojas em magento com mais de 10 mil hits diários rodando muito bem em hosting compartilhado, e lojas com 500 acessos por mês hospedadas com a mesma empresa e que precisaram ser migradas para um hosting mais dedicado. Ou seja, mesmo estando numa boa empresa de hosting compartilhado, você pode ter sorte de ser colocado em um servidor bom ou acabar caindo em um servidor com maus vizinhos.
Servidores dedicados existem vários e são uma boa opção para quem pode investir um pouco mais ou sabe que precisará de mais recursos. Além das diferenças de hardware de um provedor de serviços pra outro, fique atento sobre quem gerenciará tal servidor. Se você possuí um desenvolvedor e/ou um equipe de infra pra gerenciá-lo pra você, ótimo! Se não possuí, veja as limitações do serviço gerenciado do seu provedor de hospedagem. Há muitas empresas nacionais que têm a opção de serviço gerenciado por eles, mas que no final não deixam você alterar nada no seu próprio servidor, nem instalar ou liberar recursos básicos quando você precisa.
2. Linux, linux, linux
Dispensa comentários. Magento e PHP foram feitos pra rodar em servidores Linux. Não vou entrar em detalhes sobre qual distribuição escolher (nem sou a pessoa indicada a falar sobre isso), mas por mais que você esteja super acostumado(a) a configurar seu Windows com PHP, na vida real um servidor não-linux e PHP só lhe trará dores de cabeça.
3. SSH também ajuda
Por mais que você não seja um desenvolvedor e que não tire proveito disso, ajude o seu desenvolvedor. A maioria das empresas de hosting (compartilhado ou dedicado) oferecem SSH (acesso via terminal) à sua área de hospedagem. Isso facilita bastante na cópia de arquivos, deploys automáticos, e na utilização de controles de versão a fim de detectar possíveis mudanças nos arquivos do seu servidor de produção.
4. Prefira servidores no Brasil
Compartilhados ou não, servidores no Brasil tem latência menor. Para quem está em grandes cidades ou capitais não sente muita diferença, mas para o interior e cidades afastadas, isso pode ser a diferença entre um carrinho abandonado e uma conversão. Para se ter uma ideia, um experimento do Google, aumentou o tempo de carregamento da página de 0,4 para 0,9 segundos. O tráfego das buscas caíram 20%. (Veja mais exemplos aqui)
5. Magento com nGinx fica legal
Tenho tido algumas experiências muito positivas deixando o Apache de lado e usando nginx como servidor web para lojas em Magento. O trabalho de configuração é sem dúvida maior, pois as regras de reescritas via .htaccess por exemplo não funcionam, mas o ganho de desempenho compensa a dor de cabeça do setup.
6. Suporte a Git, Svn ou outro scm
Controles de versão, como disse no item 3, sempre ajudam. Nos servidores dedicados gerenciados por você isso não é problema, pois pode instalar Git, Svn, ou qualquer outro que preferir. No entanto, há empresas de hosting compartilhado que não possuem suporte a nenhum ou, em casos específicos, não suportam determinados provedores (como bitbucket) de códigos. Uma das maiores empresas de hospedagem (muito loca) do Brasil por exemplo, possuí Git instalado, mas é impossível fazer um clone de um repositório do bitbucket, somente github.
7. Requisitos mínimos do Magento
E por fim, não menos importante, veja se o seu hosting atende aos requisitos mínimos do Magento. Lembrando que alguns módulos pagos do magento são criptografados com ionCube. Portanto, se for usá-los, também precisará da extensão ionLoader instalada na sua hospedagem. A maioria das hospedagens já possuí ou permite a instalação via ticket, mas é bom verificar.
Update 07/2019: Hospedagens Magento Especializadas
Desde que escrevi este post, muita coisa mudou e muitas hospedagens especializadas em Magento surgiram.
No link acima você encontra uma lista mais atualizada de hospedagens especializadas em Magento 1 e Magento 2, e também a diferença entre elas.
Esqueci alguma dica importante? Compartilhe com a gente!
Boa sorte!
Olá, Ricardo.
Trabalho fantástico que faz. Parabéns!
Precisamos conversar, passe via e-mail um fone para contato, pode ser?
Obrigado
Olá, Ricardo. Encontrei o seguinte texto escrito por você no grupo do google. Agora vem a minha dúvida como e onde eu configuro está parte, ip interno, ip externo para aumentar velocidade e diminuir o consumo?
“Vc disse que está usando RDS…
O RDS que vc pegou está na mesma zona que o EC2?
Se estiverem em zonas diferentes pode afetar bastante, principalmente se estiver em países diferentes.
Outra coisa legal pra aumentar a velocidade e diminuir o con$umo de banda, é setar o ip interno do banco de dados, e nao o ip externo, assim o trafego nao é cobrado.”
Desde já agradeço.
É impressão minha, ou o ionCube deixa o servidor lento em quase 1 segundo para responder uma página?!
Oi Sandro,
Acho que é impressão sua. Pelo menos no site dos kras dizem que até melhora a performance.
Olá Ricardo,
além de desenvolvedor, também sou administrador de sistemas e depois de sofrer com as queixas dos meus clientes Magento, resolvi criar um negócio para migrar hospedagem Magento para Amazon.
Quem tiver precisando de suporte com a Amazon pode entrar em contato conosco. Além do serviço de migração, oferecemos suporte a preços acessíveis.
Nosso site esta em http://storme.com.br.
obs: Sou seu leitor, obrigado pelas dicas.
Bom dia, Ricardo achei muito interessante seu poste, você sugere algum provedor? Estou pesquisando, mas como sou leigo em Magento, fico com receio de escolher um que não me atenda 100%.
obg
abraços
É muito relativo Renato. Se vc tem uma equipe ou alguém que manje de infra, o dedicado é sempre melhor. Mas se você é que nem eu, que não curte ficar apagando incendio de servidor e gerenciar tudo, melhor partir pra outra solução. De hosting recomendo os parceiros magento de hospedagem. O unico que experimentei e uso em varias lojas é a Nexcess. Mas falam muito bem da Magemojo tbm. É só escolher.
Utilizo os serviços da secnet.com.br tanto para dedicado quanto compartilhado. Ótimo atendimento e desempenho, hospedagem no Brasil.