4 anos de Austrália e outros fatos

Confesso que tenho negligenciado bastante as atualizações do meu blog pessoal.

Se você acompanha meu trabalho, sabe que ao longos dos últimos anos tenho escrito semanalmente no Blog do Magenteiro. Com isso, não sobra muito tempo para escrever por aqui.

Mas hoje farei uma exceção, afinal hoje faz 4 anos que chegamos na Austrália. A ideia de mudar sempre esteve em nossos planos, e não demorou muito para confirmarmos que aqui era o lugar que gostaríamos de ficar.

Tudo aconteceu muito rápido.

Em apenas 4 anos desde que pisamos aqui, conseguimos nosso PR (visto de residentes permanentes), tivemos duas filhas maravilhosas, minha esposa terminou seu curso de Inglês, e agora estuda para trabalhar na área da saúde.

Neste período também pude formalizar meus negócios, incluindo o Magenteiro.com, que agora são empresas Australianas. Além disso, há dois anos venho realizando o sonho de poder trabalhar exclusivamente com meus projetos, sem depender de uma empresa.

Eu e minha esposa concordamos que não somos a regra do jogo, e constantemente vemos muitos amigos brasileiros encontrando dificuldade para conseguir seus PR’s.

Acreditamos que apesar de sempre termos estudado bastante e feito tudo direitinho (sem burlar as regras do jogo), tivemos uma ajudinha do universo/Deus/fadas, you name it.

Do meu lado, trabalhar com TI / Magento, mesmo sem ser formado oficialmente em tecnologia, nos cortou boa parte do caminho. Em apenas 5 dias na Austrália, acabei aceitando uma oferta de emprego meio período que nos ajudou bastante no processo do visto.

Além disso, desde que chegamos estivemos cercados de pessoas boas e que nos receberam de braços abertos, guiando-nos, e nos dando todos os conselhos que precisamos.

 

13 fatos, 4 anos depois

Meu último post aqui no blog foi sobre 10 fatos em 6 dias na Austrália, que escrevi na primeira semana por aqui. O que será que mudou, 4 anos depois?

  1. O transporte público
    Continua excelente, e podemos concluir que é assim em outros estados e cidades que visitamos.
  2. Cafés Espressos
    Falei que eram frios, mas acho que foi falta de sorte na escolha dos lugares, rs. Hoje posso dizer que eles têm os melhores espressos que já tomei. O preço ainda é igual quando chegamos.
    Em casa, ainda tomo meu Nespresso, com a máquina que trouxe do Brasil. Foi um dos poucos itens essenciais na minha primeira mala. :)
  3. Segurança
    Ainda é um dos principais motivos de estarmos aqui. Mesmo quando alguém fala que um bairro é “perigoso” ainda rimos por dentro.
    E como todo brasileiro traumatizado, ainda é comum desconfiarmos de tudo e continuar a ter medo de coisas que dificilmente aconteceriam por aqui. Talvez precisemos de mais tempo.
  4. Aranhas
    Na primeira semana de Austrália havia comentado que não tínhamos visto. Bom, é claro que agora vimos várias.
    Já somos especialistas no assunto, e já encontramos uma das duas espécies mais venenosas no quintal de casa. Mas ninguém morre de picada de aranha por aqui desde 1979.
    De qualquer forma, é bom deixar a porta do quintal bem fechada após o anoitecer. :)
  5. Internet fixa é ruim. Móvel é ótima.
    E continua ruim mesmo depois de 4 anos, rs. Seguimos na torcida pra que isso mude logo.

Mas há outros fatos que devemos adicionar na lista..

  1. O Australiano sabe viver
    O Australiano sabe viver a vida. Parques, praias, surf, churrasco ao ar livre, esportes, cafés, viagens, clubes, etc. Tudo isso é acessível para praticamente todas as classes sociais.
    Não é raro ver um monte de gente parado com o  carro de frente pra praia apreciando um por do sol, ou a galera surfando antes do trabalho, às 6 da manhã no inverno.
    O pessoal aqui chega cedo no trabalho, e muitos vão embora às 4 da tarde pra conseguir curtir o dia.
  2. Imigrantes são bem-vindos
    Este é um país com 22 milhões de habitantes, dos quais 30% não nasceram aqui. Diferente de outros países que já visitamos, nos sentimos muito bem recebidos por aqui.
    Sentimos que há muito respeito por diferentes culturas e pelo próprio ser humano.
    Quando fomos ao hospital pela primeira vez para cuidar do pré-natal da minha esposa por exemplo, descobrimos que haviam tradutores disponíveis em mais de 30 idiomas. Surreal.
  3. Saúde de primeira ?
    Nunca precisamos de uma emergência, mas nos dois partos da Ju, a infraestrutura e suporte foram excelentes.
    Sempre usamos a saúde pública daqui. Embora pública, 2% da sua renda é destinada pra ela. Nos hospitais não temos o que reclamar, e o serviço é excelente para os padrões que estamos acostumados.
    Antes de ir a um hospital, você geralmente se consulta com um clínico geral do seu bairro (ou de sua preferência). Neste caso a experiência nem sempre é a melhor, pelo menos não até você achar um que goste.
  4. Paraísos a cada 10 minutos
    Quando compramos nosso carro por aqui descobrimos que não conhecíamos nada. A cada 10 minutos de distância você encontra uma praia maravilhosa, um parque espetacular, um mirante para tirar fotos, ou um lugar para fazer um churrasco ao ar livre (nas churrasqueiras do parque mesmo) e lugar para as crianças brincarem.
    Se você vier para conhecer, é altamente recomendado alugar um carro, ou separar uma boa verba pro Uber. Uma diária de carro sai bem mais barato que uma corrida de Uber de 20 minutos.
  5. Todo mundo ganha bem. Logo, tudo é mais caro.
    O salário mínimo na Austrália é 19.84 (AUD). Note que eu disse mínimo, em geral paga-se mais. Sendo assim, você não deve esperar pagar menos que isso por qualquer tipo de serviço que tome 1 hora de qualquer tipo de profissional.
    Isso faz você pensar melhor antes de terceirizar algumas coisas, ou de comprar coisas que exigem algum expertise manual para ser produzido (Ex: bolo de aniversário temático, decorações, faxina, etc).
    Lembro-me do dia que uns rapazes vieram entregar e instalar nossa máquina de lavar. Ambos nos seus 20 e poucos anos, mas conversando com eles, descobrimos que já tinham viajado o mundo todo, e conheciam muito mais coisa que a gente.
    Apesar de pagar a mais por um café, almoço fora, ou serviços de terceiros, temos um país mais igual para todos e todos podem desfrutar do mesmo restaurante, café, etc.
  6. Cidadania
    A partir de hoje já podemos aplicar para cidadania Australiana. Com isso poderemos trabalhar para o governo, e até se candidatar a cargos públicos como de primeiro ministro. :)
  7. Ajudas do governo
    Outra coisa que ficou bem clara por aqui é que o governo realmente ajuda muita gente. E isso ficou ainda mais evidente nos tempos de COVID-19.
    Tem ajuda para quem está estudando e precisa colocar crianças na creche, ajuda pra quem está procurando emprego, e várias outras ajudas para empresas e pessoas que passam por dificuldades.
    Infelizmente também vimos Australianos que usam estes auxílios indevidamente, assim como ocorre no Brasil. Só nos resta torcer para termos visto a exceção, e que não se torne a regra.
  8. São competitivos
    Quando se fala de esporte, eles são muito competitivos. Mesmo um simples jogo de squash no fim de semana, está sujeito a ter juíz, e até ranking estadual.
    Costumava jogar no Brasil com pessoal da minha idade, mas aqui só consigo jogar com senhores com mais de 60 anos, pois é onde está o pessoal do ‘meu nível’. Cheguei a perder partidas para um senhor com mais de 80 anos e que não enxergava de um olho.
    Talvez por isso hoje voltei a preferir a corrida de rua. :)

 

Próximos anos

Esperamos criar duas meninas bons valores, bons corações e com muito amor no coração.

Queremos comprar nossa casa por aqui, e isso tem sido bem desafiador por conta do câmbio e também por conta do boom imobiliário que a Austrália está passando.

Estou otimista que o próximo post sobre o assunto seja com boas notícias a respeito disso tudo.

Por enquanto vamos vivendo e aproveitando esse pedacinho de paraíso que agora podemos chamar de nosso lar.

Compartilhe com os amigos
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • email
  • Google Buzz
  • LinkedIn
  • Live
  • MSN Reporter
  • Orkut
  • PDF
  • Reddit
  • Tumblr
Publicidade

Ninguém comentou sobre isso ainda. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *