Para muita gente as viagens hoje em dia começam com a busca online por opções de hospedagem e passagens aéreas baratas, pesquisa de roteiros de viagens e atrações interessantes. Mas, há aqueles para quem o notebook é muito mais que um instrumento de planejamento: ele é um companheiro inseparável de toda a viagem, e, para transportá-lo em segurança e evitar problemas, são necessários alguns simples cuidados.
A seguir, você encontrará cinco dicas básicas para viajar tranquilo com seu notebook e aproveitar ao máximo sua experiência digital no destino escolhido.
Back up
Você certamente já ouviu milhares de vezes aquele dito popular que fala que “é melhor prevenir que remediar”. E é mesmo! Nunca se sabe o que pode acontecer, especialmente quando o assunto são aparatos eletrônicos, por isso, tenha uma estratégia de back up planejada. Antes de partir, armazene os arquivos importantes num hard drive ou em bancos de dados online. Se vai utilizar o computador para gerar novos arquivos, leve consigo CDs ou um HD externo, ou, se forem arquivos leves, salve-os em seu e-mail. Enfim, o importante é não dar chance para que o azar pegue você desprevenido.
Deslocamentos
Dê ao seu computador o tratamento VIP que ele merece ao viajar. Se for de avião, jamais o despache (e isso vale para qualquer outro item de valor). Também não o coloque no bagageiro do avião para evitar que ele se choque com a bagagem dos demais passageiros. Armazene-o no compartimento abaixo de seu assento e procure transportá-lo numa capa ou bolsa apropriada. Tenha também atenção à documentação do equipamento, particularmente em viagens internacionais. Leve os recibos originais de compra do aparelho com você para evitar problemas com a alfândega.
Ao se descolar no destino escolhido, evite usar o computador em qualquer lugar para não chamar a atenção e tornar-se alvo fácil de possíveis roubos ou furtos. Muitas vezes, por estarmos de férias ou a passeio num local diferente, relaxamos nos cuidados com a segurança e isso pode causar problemas. Portanto, esteja atento a esses detalhes.
Bateria em dia
Procure estar com a bateria do seu computador em dia, especialmente se estiver viajando a trabalho e precisar usar o aparelho durante longos períodos de tempo. Para não se estressar com este aspecto, verifique se sua bateria está em boas condições antes de viajar e, caso seja necessário, troque-a por uma nova.
Quando adaptar é preciso
Esteja prevenido em relação às possíveis diferenças de voltagem e tipos de tomada no destino para o qual se dirigir, especialmente se for um destino internacional. Pesquise estas informações antes de viajar para evitar aborrecimentos. Uma boa dica é informar-se sobre estas questões com o pessoal do hotel onde for se hospedar ao fazer a reserva.
Pontos de wifi
Por fim, se você vai viajar a trabalho ou simplesmente é do tipo que não consegue viver desconectado, informa-se sobre as condições de wifi (especialmente preços) no hotel em que for se hospedar e sobre os pontos que disponibilizam wifi gratuito na cidade à qual estiver se dirigindo. No Brasil, embora poucas cidades sejam informatizadas neste aspecto, há opções interessantes.
Cidades como Rio de Janeiro e Porto Alegre, por exemplo, disponibilizam pontos de wifi gratuito na orla, permitindo que se possa aproveitar a praia também digitalmente. Já quem decidir visitar a cidade de Parintins (Amazonas) poderá acessar a internet em plena Floresta Amazônica. Em Brasília já é possível encontrar mais de dez pontos estratégicos com wifi gratuito, como a rodoviária do Plano Piloto, alguns pontos de ônibus, bibliotecas e shoppings, o aeroporto local, o Congresso Nacional e a UnB. E em São Paulo acaba de ser implantado neste segundo semestre um projeto que pretende instalar pontos de wifi gratuito em 120 áreas públicas da cidade até outubro de 2013, alguns já estão inclusive em fase de teste.
Vale pesquisar essas informações tanto para destinos nacionais quanto internacionais para que sua viagem seja o mais digital possível.
Ninguém comentou sobre isso ainda. Seja o primeiro.