Há 10 meses fiz um post sobre como otimizar o Firefox para que ele consuma menos memória ram. Muita coisa mudou, e hoje vejo muita gente ainda reclamando do Firefox. Alguns estão até mudando para o Chrome e abrindo mão dos complementos do FF.
Além dos macetes que passei no artigo acima, percebi que um agravante para o problema era o Firebug. Isso mesmo, o complemento Firebug.
Ok, você já deve ter percebido isso também! Vamos ao que interessa: o que fazer?
Eu resolvi o problema de memória nos meus Firefox atualizando o Firebug para uma versão alpha mais recente. A versão disponível no portal oficial é da versão estável, que infelizmente se comporta pior que as versões alpha no consumo de memória.
Enquanto escrevo este post a versão oficial é a 1.4 (devoradora de memória ram) e as versões alpha estão na casa do 1.5.x.
Para resolver o problema, vá até o diretório ‘secreto’ e releases do Firebug, o http://getfirebug.com/releases/firebug/1.5X/ e instale o último .XPI disponível. Claro, desinstale o seu Firebug atual antes por favor.
O Firefox vai continuar consumindo mais memória que um Chrome, porém senti diferenças enormes com ele em diversas máquinas e continuo usando ele sem problemas. Espero que esta dica sirva pra você também. Se não servir, usa o IE 6 que é show de bola. =)
Ninguém comentou sobre isso ainda. Seja o primeiro.