Quando vamos ao médico fazer um checkup, ele geralmente nos pergunta sobre nosso histórico familiar de doenças, de remédios que tomamos, do histórico de cirurgias, e de vários outros históricos. O que raramente nos é perguntado é sobre os lugares onde passamos a maior parte de nossas vidas, no passado e no presente. Em que ambiente vivemos? Num ambiente tranquilo e agradável, sem barulho, repleto de árvores, e num clima favorável a nossa saúde? Ou num ambiente com variações repentinas de temperatura, barulhento e com um ar de péssima qualidade?
Apresento a vocês a geomedicina, que consiste basicamente em cruzar os dados de onde você vive, com mapas de elementos químicos, da incidência de doenças nestas áreas, e diversas outras informações fornecidos por órgãos especializados de pesquisa.
Assistindo a um vídeo no TED, é que percebi e refleti sobre a importância de fatores ambientais sobre nossas vidas. Não seria realmente mais lucrativo pra você e para sua empresa que lhe permita trabalhar em um local mais saudável, longe da poluição e de outros fatores de risco para saúde? No Brasil a idéia ainda parece uma piada, mas Bill não riu muito da proposta após sofrer seu primeiro ataque cardíaco.
Bill Davenhall conta mais detalhes em sua apresentação (em inglês), e mostra um software para iPhone capaz de mapear as áreas onde você passa a maior parte do tempo, e cruzar estas informações com dados geográficos de poluição e outros fatores.
Ninguém comentou sobre isso ainda. Seja o primeiro.