A notícia publicada anteontem pelo Registro.BR é uma decisão do Comitê Gestor de Internet (CGI.br) que altera a regra para dominios .COM.BR.
Desde que a Fapesp/CGI iniciou os registros de dominios .BR, a extensão .COM.BR era restrita apenas a empresas destinadas a atividades comerciais.
No dia de hoje, existem 1.187.860 de dominios COM.BR registrados. Mesmo sem muita restrição, com apenas um CNPJ de algum conhecido muitas pessoas físicas e profissionais liberais registraram seus dominios sob esta extensão. Embora outras extensoes tenham sido criadas pela Fapesp, como Blog.br, Wiki.br, Flog.br, e outras disponíveis para pessoas físicas, todas elas juntas não representam 0,5% dos registros.
A partir de 01/05/2008 a quantidade de domínios COM.BR deve se multiplicar a níveis jamais vistos, uma vez que qualquer cidadão brasileiro portador de um CPF e R$30,00 pode dispôr de um domínio .COM.BR.
E daí?
Não sei até que ponto esta medida pode beneficiar o crescimento da Internet no Brasil. Hoje quando passamos o site da nossa empresa .COM.BR, passa-se uma certa credibilidade, pois é sabido que por trás daquele endereço há informações de uma empresa que teve que enviar sua documentação para um órgão responsável. A partir do dia 01 essa credibilidade fica abalada. O consumidor comum (aquele que não sabe checar as informações de um domínio) não saberá mais se por trás da ‘lojadeeletronicos.com.br’ existe uma empresa ou foi apenas um garoto de 16 anos que registrou o dominio e está brincando com o consumidor.
A venda de domínios, tipo de comércio comum nos dominios .COM chegará as redes tupiniquins. Agora mais do que nunca, teremos ‘espertinhos’ registrando site de empresas que um dia tentarão entrar na rede com seu nome e terão mais dificuldade do que nunca.
Por outro lado, empresas puramente virtuais serão beneficiadas. Para uma empresa 100% virtual existir, ela precisa de um dominio .COM.BR, e também um CNPJ. Para empresas pequenas, essa dificuldade algumas vezes saía caro. Durante todo processo de registro da empresa, esta acabava tendo seu dominio registrado por outra pessoa, antes mesmo de conseguir existir. Agora ficará mais fácil.
E você? O que achou da decisão do Comitê Gestor?
Deixe seus comentários!
Links Relacionados
Anúncio do Registro.br de 16/04/2008
Estatísticas do Registro.br
Estatísticas Internacionais
Ninguém comentou sobre isso ainda. Seja o primeiro.