Dia desses estava a procura de um quadro de scrum online. Depois de brincar com alguns serviços como o scrumy, acabei optando por um que já conhecia: o Pivotal Tracker. Ele é gratuito para projetos públicos, e para estudantes.
No entanto, o que achei mais legal foi a integração dele com SCM’s (Sistemas de Versionamento) como Git e SVN. Ele permite que uma mensagem de um commit seja vinculada a uma historia do sprint. Vamos ver como funciona?
Neste exemplo, usarei o Bitbucket com Git, e o Pivotal Tracker. Entendo que você já possui a conta no bitbucket e no pivotal tracker.
- Primeiramente precisamos pegar o token de acesso ao pivotal tracker para vinculá-lo ao bit bucket. O token é vinculado ao seu usuário, e não ao projeto. Para isso, na sua área logada do Pivotal Tracker, clique em Profile, no canto superior direito. No final da página, clique em Generate new token. Copie o token gerado.
- Agora no bitbucket, vá até a aba Admin do seu projeto, e clique no item Services. Selecione o Pivotal Tracker na lista de serviços disponíveis e clique em Add service.
- Insira o numero do token gerado no passo 1 na caixa adequada e salve as alterações.
Pronto, agora seu projeto no bitbucket está integrado ao pivotal tracker.
E agora?
Vá ao seu dashboard do seu projeto no pivotal tracker e escolha uma historia. Repare que ela possuí um ID.
Agora nossos commits podem ser vinculados a esta historia. Basta colocar [#5984818] em qualquer mensagem de commit, por exemplo:
git commit -m “Correção de bug de javascript. [#5984818]”
git push
Repare que as mensagens de commit aparecem nos comentários da historia, e com link direto para o bitbucket, mostrando quais arquivos foram alterados naquele comit automaticamente.
Você ainda pode usar palavras a mais nas mensagens do comit para alterar o status da historia.Por exemplo:
[Delivers #5984818] – Marca a historia como entregue
[Fixed #5984818] , [Completed #5984818], [Finished #5984818] – mara a historia como Finished.
[#5984818] – apenas adiciona o comentario na historia, sem alterar seu status.
Você também pode usar outras formas do verbo. Ex: Fix, Fixes. Eles podem aparecer antes ou depois do ID da historia. Para historias do tipo Feature, o status mudará para Finished. Para historias do tipo chore, o status mudará para accepted.
Agora você saberá exatamente o que foi alterado no seu código para resolver cada historia do seu sprint.
Links relacionados:
Ótima dica, muito útil!
Obrigado.